1. Saúde Física
A saúde física é um dos pilares fundamentais do bem-estar animal. Isso inclui a prevenção e o tratamento de doenças, acesso a uma alimentação adequada e a um ambiente que permita a expressão de comportamentos naturais. Estudos apontam que animais saudáveis são menos propensos a desenvolver comportamentos agressivos ou anômalos, promovendo um ambiente mais seguro tanto para os animais quanto para os humanos.
2. Bem-estar Mental
O bem-estar mental refere-se ao estado emocional dos animais. Animais que experienciam medo, estresse ou dor crônica não estão em um estado de bem-estar. Fornecer estímulos mentais e ambientes enriquecidos pode reduzir significativamente os níveis de estresse e melhorar a qualidade de vida dos animais.
3. Comportamento Natural
Permitir que os animais expressem comportamentos naturais é essencial para seu bem-estar. Isso inclui comportamentos como forragear, socializar e se movimentar livremente. Um ambiente que restringe esses comportamentos pode levar a problemas de saúde e comportamento. Proporcionar um ambiente que permita a expressão desses comportamentos é um indicativo de um alto nível de bem-estar animal.
Como podemos definir bem-estar animal?
- Livres de fome e sede
- Livres de desconforto
- Livres de dor, lesões e doenças
- Livres para expressar comportamentos naturais
- Livres de medo e estresse


